Guia de Encontros

Ninguém quer falar comigo! O que estou a fazer mal?

Inscreveu-se num site de relacionamentos e preencheu o perfil mas ninguém entra em contacto consigo ou responde às suas mensagens? Deve estar a fazer algo errado...

Estamos constantemente a passar a dicas sobre como preencher o seu perfil, como escolher as fotografias, como abordar as outras pessoas... mas muitas pessoas continuam a não conseguir ter sucesso.

Ser cuidadoso ao preencher seu perfil e escolher suas fotos é o que realmente importa. Quando você se inscreve num site de relacionamentos online, deve realmente empenhar-se e investir tempo para causar uma boa impressão. Além disso, manter a cordialidade e ser uma pessoa agradável também é muito importante - mesmo nos sites de encontros para sexo.

Muitas pessoas não sabem como funcionam os namoros online e as coisas começam a falhar antes de sequer começarem, porque já se inscrevem no site com a mentalidade errada, o que leva a expectativas impossíveis. Um site de namoro pela internet é uma maneira incrível de aumentar o número de pessoas com quem pode ter encontros, mas você precisa saber o que esperar se quiser fazer com que dê certo.

Portanto, se você estiver usando sites de relacionamentos online por algum tempo e ainda é incapaz de se encontrar com alguém, é bem provável que algo esteja errado. Pode ser por você ter escolhido o site errado ou porque você não sabe como se comportar adequadamente para conseguir o que procura.

Iremos debruçar-nos, seguidamente, sobre alguns dos erros mais típicos que podem estar a ditar o insucesso nos sites de encontros.

Começaremos por recordar algumas dicas gerais.

Não converse com muitas pessoas ao mesmo tempo

Este é o (bom) problema quando se cria um perfil pessoal que funciona - se você criou um bom perfil receberá vários contactos de pessoas interessadas. No entanto, você realmente deve evitar interagir com muitas pessoas simultaneamente. Se você receber muitos contactos, é aconselhável se concentrar em um número limitado de pessoas com quem você acha que pode haver uma boa compatibilidade. E evite responder a todas as mensagens de uma vez, sob risco de se confundir e baralhar as coisas que disse para uma ou outra pessoa.

Não tenha pressa para conhecer alguém

Mesmo quando se trata de encontros online, a paciência é uma virtude. Dito isso, não tenha pressa de estar com alguém que você conheceu online, inclusivamente como forma de manter a segurança. Procure marcar encontros apenas quando sentir que a pessoa em questão pode ser quem procura e nunca esqueça os aspectos mais básicos de segurança, quando chegar a hora de vocês se encontrarem, como escolher um lugar público e informar um amigo sobre a sua localização.

Não deixe o seu perfil vazio nem vago

Já falámos sobre isso no artigo "Sabe porque tanta gente se fartou do Tinder?". Um perfil vazio é a única coisa pior do que um perfil desinteressante. As pessoas costumam ignorar perfis com pouco ou nenhum texto. A pessoa pode até ser bonita, mas é necessário ter alguma informação sobre a personalidade e gostos pessoais.

Se escrever apenas um meia dúzia de palavras, vai parecer preguiçoso e provavelmente com pouco interesse real de conhecer alguém. Muitas pessoas (especialmente as mulheres) são bombardeadas com várias mensagens em sites de relacionamentos todos os dias. Ler todas levaria muito mais tempo do que elas querem investir online. Elas vão olhar para a sua foto enquanto lêem as suas primeiras mensagens. Se não tiverem nada para ler, ou algo chato, previsível, ou simplesmente maçante, não vão nem sequer se preocupar em responder

No entanto, mantém-se o desafio de que seu o perfil não deve ser muito longo ou muito curto. É verdade que precisa de espaço para falar o suficiente sobre si, mas não precisa escrever a história da sua vida. Concentre-se no que que procura no site, no que gosta nas outras pessoas e no que você gosta de fazer. Seja específico. Por exemplo, não basta dizer que você gosta de viajar e ler. Dê exemplos interessantes de onde você prefere ir e o que você gosta de ler.

Não descarte certos tipos de pessoas em seu perfil. Fazer isso vai fazer com que você pareça um pessoa crítica e até desagradável. Diga o que procura e, mais tarde, você pode muito bem recusar as pessoas que não se encaixam nestes critérios, mantendo sempre a educação e o bom tom. Saiba o que procura e declare-o abertamente.

Evite mentir

Demasiadas pessoas são desonestas nos seus perfis. Muita gente não resiste a mentir sobre algumas coisas no perfil ou quando estão a conversar com alguém online. As pessoas vão mentir sobre altura, peso, profissão, estado civil e várias outras coisas - você deve evitar fazer o mesmo:  a mentira tem perna curta.

Tenha uma foto de perfil (não ter não é opção)

Se suas fotos não lhe agradam, você pode sempre tentar tirar uma melhor para que possa atrair mais pessoas, o que não tem necessariamente a ver com aparência física: existem várias maneiras de certificar-se de que suas fotos capturem seu melhor ângulo ou transmitir algo interessante sobre si.

Não inclua fotos sugestivas ou sexualmente explícitas. Publicar fotos sexy e reveladoras pode até parecer uma boa maneira de atrair alguém, mas geralmente causa mais problemas do que traz soluções. Esses tipos de fotos são particularmente propensas a afastar as pessoas, mesmo em sites de encontros para sexo. Dê prioridade a fotos que fazem você parecer feliz, agradável e amigável - isso é bem mais atraente e sexy do que fotos em tronco nú ou decotes generosos.

Cuidado com as respostas das recusas

Se enviou mensagens a alguém e não recebeu resposta - ou levou com uma "nega" -, tente não levar para o lado pessoal. O mais importante é não enviar uma mensagem com conteúdo de ressentimento ou raiva em que você exige algum motivo ou justificação para a recusa. Claro que seria bom receber de volta uma mensagem com um tom agradável, mas lembre-se que é preferível que, se a pessoa que contactou não ter interesse em estar consigo, mais vale que ela responda abertamente que não tem interesse em si.

Pode até acontecer que você já tenha mantido conversas regulares com essa pessoa e ela simplesmente deixar de responder: nessa altura é melhor deixar uma mensagem tranquila do que uma com um tom nervoso ou zangado, pois deixa a porta aberta para retomar o contacto no futuro. Os motivos da ausência podem ser imensos e até nem ser nada pessoal consigo. E se for... basta considerar uma causa perdida e seguir em frente. 

Mantenha a boa educação e cordialidade

Se a pessoa que contactou faz perguntas sobre si, responda-as agradavelmente. Ela apenas quer saber um pouco mais sobre si. A aparência real de qualquer pessoa está no que ela pensa, sente e age: mesmo em sites de encontros para sexo como o Diabruras, aparência física não conta tanto quando a personalidade. Uma boa personalidade é realmente o mais importante.

Tenha uma expectativa baixa antes do primeiro encontro

Seja uma pessoa genuína antes e durante o encontro. Tente saber conhecer a pessoa online primeiro, antes de se encontrarem pessoalmente, para evitar desconforto. Tenham algumas conversas no chat (alguns sites, como o HotCupid, permitem o video chat, para que se possam ver) para se sentirem mais à vontade e desenvolverem temas de conversa comuns. Deixe passar pelo menos duas ou três semanas (mas não muito mais que isto) antes de sugerir um encontro em pessoa. Certifique-se de fazer perguntas para manter a conversa fluindo, mas fique longe de perguntar uma longa série de questões pessoais, como se fosse uma entrevista. Fale sobre si mesmo com calma e de forma a deixar a outra pessoa familiarizar-se consigo, sem se vangloriar de todas as suas conquistas na vida ou descarregar os seus problemas no passado.