Guia de Encontros

Cinco formas de evitar armadilhas e ter sucesso nos encontros online

O discernimento é fundamental para ter uma experiência de namoro online positiva e bem-sucedida.

Estima-se que mais de 40 milhões de homens e mulheres recorrem ao namoro online, e que um em cada cinco relacionamentos tenham começado online, pelo que vale a pena investir na busca de amor pela Internet.

Os sites de encontros dão-lhe oportunidade de:

  1. Conhecer pessoas fora do seu circuito habitual, pessoas essas que provavelmente nunca iria conhecer
  2. Reduzir o isolamento social
  3. Avaliar as pessoas disponíveis e, nesse processo, refinar a suas ideias e perceções do que realmente procura e deseja
  4. Encontrar, fácil e rapidamente, pessoas de acordo com as características e qualidades que você procura
  5. Crescer e aprender sobre si, enquanto pessoa, à medida que vai conhecendo outras pessoas
  6. Descobrir que tipo de relação realmente quer desenvolver com alguém

Ao mesmo tempo, os encontros online apresentam alguns riscos. Você pode deparar-se com:

  1. Pessoas desonestas e predadores sociais
  2. Pessoas complemente ignorantes ou pouco transparentes sobre as verdadeiras razões porque se inscreveram em sites de encontros online
  3. Pessoas cujos perfis online, intencionalmente ou não, não representam aquilo que elas são na realidade
  4. Pessoas insensíveis ou "esquisitas"
  5. Rejeição e decepção
  6. Desperdícios de tempo, dinheiro e investimento emocional

Abundam as histórias de pessoas que afirmam ser solteiras e disponíveis, mas são realmente casadas ou comprometidas, e usando um perfil falso apenas para ter relações extraconjugais e sexo ocasional.

Além disso, sites de namoro estão cheios de avisos e chamadas de atenção sobre golpistas que se aproveitam das aspirações românticas das outras pessoas para obter ganhos financeiros, nomeadamente através da fraude, do engodo e até do puro e simples assalto ou roubo.

Uma pesquisa concluiu que 53% das pessoas mentem sobre a sua idade online - na verdade, vários estudos, permitiram concluir que peso, salário, idade e profissão são os dados sobre os quais se mente mais online. E muitas pessoas que usam sites de encontros online contam casos de pessoas rudes, insensíveis ou simplesmente "esquisitas" que agem de forma incorrecta, indelicada (ou mesmo assustadora) ou simplesmente desaparecem e deixam de contactar sem motivo aparente.

O adágio "na guerra e no amor vale tudo" pode parecer muito verdadeiro nos encontros online. Na verdade ele aplica-se a todas as relações, mas online, dada a distância física e o relativo anonimato, tende a ser um pouco mais verdade, pois muitas pessoas assumem comportamentos e posturas que não assumiriam num encontro cara-a-cara, para o bem e para o mal.

Não há como saber com certeza por que alguém está online. Você não pode necessariamente confiar que lhe dirão a verdade nos perfis e mensagens trocadas no site. Quando começa a contactar com alguém num site de encontros, é difícil saber se realmente as pessoas querem um relacionamento de longo prazo, sexo ocasional, amantes ou se estão apenas "a testar as águas", se estão - tal como você - a tentar perceber quem está do outro lado se andam por ali simplesmente a brincar, se já estão outro relacionamento, ou a querer vingar-se de uma relação anterior ou existente... os cenários são muitos!

O discernimento é fundamental para ter uma experiência de namoro online positiva e bem-sucedida. Aqui estão cinco abordagens que podem ajudar:

1. Tenha grandes esperanças e baixas expectativas

Evitar o cinismo e ao mesmo tempo ser realista é um equilíbrio delicado, mas necessário, no namoro online.

Você pode encontrar pessoas rudes ou com poucos ou nenhuns valores éticos e morais para uma comunicação honesta e justa. Você pode encontrar pessoas recém-saídas de relacionamentos, testando as águas, avaliando a sua atractividade ou que se registaram em sites de encontros online porque amigos e familiares as incentivaram a fazê-lo. Muitas dessas pessoas podem não estar emocionalmente preparadas para ter um relacionamento. Outras podem dizer que estão à procura do amor de suas vidas, mas na verdade não querem ou não podem ter um relacionamento de longo prazo, íntimo e autêntico.

Além disso, a própria natureza do namoro online significa que é provável que qualquer pessoa que você conheça possa estar a ter várias conversas com várias outras pessoas em qualquer momento. A concorrência pode ser muita e variada.

Frequentemente, as pessoas costumam avaliam e decidem rapidamente se querem ou não continuar a ter conversas consigo, com um tipo de abordagem que leva a "encontros de morte súbita". Umas irão simplesmente ignorar os seus contactos, desaparecendo sem uma palavra. Outras pessoas podem ir deixando cair "conversas-migalha", mantendo trocas mínimas de mensagens consigo (e com várias outras pessoas), enquanto continuam a procurar alguém mais interessante ou enquanto a pessoa que realmente lhes interessa não responde aos seus avanços.

É por isso que lhe recomendamos que mantenha as expectativas baixas...

Ao mesmo tempo, ser demasiado crítico pode prejudicar o processo de conhecer as pessoas realmente interessantes. É possível encontrar pessoas sérias e interessantes online: muitas pessoas conseguiram-no e você também poderá conseguir.

Grandes esperanças com padrões elevados ajudam a encontrar quem você procura, mas mantenha as expectativas realisticamente baixas: pois as expectativas altas são apenas garantia de muitas decepções.

2. Tome mais atenção ao que fazem do que ao que dizem

Se uma pessoa promete que vai telefonar-lhe de volta e não o faz, essa pessoa passou-lhe alguma informação sobre si.

Se uma pessoa fala sobre si 80% do tempo num primeiro encontro, pode simplesmente estar nervosa ou ser narcisista, mas a verdade é que simplesmente é uma pessoa centrada em si e que pouca atenção parece dar aos outros,

O ditado "Como você faz uma coisa é como você faz tudo" pode ser particularmente verdadeiro no namoro online. Se as pessoas mentem na idade ou em outros assuntos, mesmo que depois se justifiquem, estão a passar a informação, para elas, mentir é aceitável e que os meios justificam os fins.

Há algo no anonimato e enorme variedade de pessoas que as pessoas encontram disponíveis em sites de encontros online que parece levar algumas pessoas alguns a tratar as outras como descartáveis. Esteja alerta para quaisquer sinais de falta de respeito.

3. Avalie a personalidade

Você pode conseguir isso tomando atenção a:

  • como lidam com a crítica, a diferença de opiniões ou com um "não"
  • como lidam com a adversidade ou o falhanço
  • como lidam com o humor
  • como tratam os desconhecidos ou as pessoas que os servem (como empregados de cafés, de restaurantes, lojistas, etc.)
  • como usam os seus tempos livros
  • que coisas mais valorizam
  • como você sente quando convive com elas ou simplesmente quando está perto delas

4. Não leve as coisas a nível pessoal

A maioria das pessoas está apenas a tentar satisfazer as suas necessidades. Comportamento doentio ou insensível raramente é pessoal. Fala muito sobre essas pessoas, não sobre você. Esteja ciente de seus limites e tome medidas para se proteger, mas não se culpe pelo comportamento desagradável de outra pessoa.

Os encontros online podem não ser para os fracos de coração. Apesar de seus melhores esforços, você pode acabar por ser magoado ou acabar desapontado. É importante aceitar e permitir esses sentimentos, ser honesto consigo mesmo e registar as lições para a próxima vez.

Mas se alguém se revela ambivalente ou não tem interesse em si, não importa quão atraentes pareça, não podem, por definição, ser a pessoa certa. Passar um minuto a mais com essas pessoas simplesmente vai adiar o encontro com a pessoa que realmente procura. A pessoa certa terá que ser honesta e respeitá-lo. Não se contente com menos.

5. Seja inflexível sobre ser um "coração mole"

Os encontros online podem trazer o pior ou o melhor das pessoas. Decida quem você quer ser. Você pode achar que é importante esforçar-se para dar o seu melhor nos sites de namoro. Decida como quer tratar as pessoas e como quer ser tratado. O ideal seria tratar os outros com respeito e nunca deliberadamente fazer qualquer coisa para reduzir a dignidade de outra pessoa.

Ter um relacionamento bem-sucedido requer vulnerabilidade e sinceridade. Mas é para o seu benefício não se mover muito rapidamente para um relacionamento íntimo. Você merece encontrar alguém que te trate bem.